Radio Clube Conquista: 70 anos de história

Em dezembro de 1952, mais precisamente dia 17 daquele mês, um acontecimento mudaria a forma e a maneira de comunicar aqui em Vitória da Conquista. Era inaugurada a Rádio Clube de Conquista ZYN 25, prefixo que passaria, a partir daquela data, a reverberar os anseios da gente conquistense.

Falar da Rádio Clube é primeiro falar de Aurelino Ribeiro Novaes, um homem a frente de seu tempo. Ousadamente visionário, determinado e um ser humano com interminável capacidade de materializar sonhos.

Sr. Aurelino, como era tratado carinhosamente, não se limitava aos espaços físicos da Rádio, era comum vê-lo pelas ruas da cidade esticando fios, instalando e testando equipamentos para que as transmissões externas pudessem acontecer. Apesar de ser homem da comunicação, não falava nos microfones. Era um homem muito recatado, discreto e não emitia opinião publicamente.

Sr. Aurelino e sua Rádio Clube modificaram o cotidiano da cidade. Seja com programas musicais, shows de calouros, programas de variedades, noticiários, transmissões esportivas, bem como o propalado e épico “Alegria dos Bairros”, programa transmitido dos bairros periféricos de Conquista com participação direta da população – lembrando que era um programa semanal – atraindo multidões.

A Rádio Clube, ao longo desses 70 anos, foi instrumento e veículo fundamental na modelagem da sociedade conquistense. Nessa jornada, sempre esteve ao seu lado, sua companheira inseparável, Maria Osanira Virginio Caminha que após o afastamento do cabeça da empresa, por questão de saúde, assumiu o comando, dando continuidade, com maestria, daquele sonho que com muito esforço havia se tornado realidade.

Dona Maria Osanira, estava sempre muito à frente do seu tempo. Era uma mulher corajosa e ousada passando a ter uma presença ainda mais marcante na cidade. Posteriormente, sentindo que já tinha cumprido sua trajetória, decidiu se presentear com viagens constantes a fim de conhecer o mundo. Nessa ocasião, graduava-se em economia sua filha Maria Emília Caminha de Castro, que com seu jeito arrojado de ser, proporcionou à Rádio Clube, avanços consideráveis. Com o falecimento de Maria Emília em março de 2016, assumiu a gestão da empresa, a outra filha do casal Aurelino e Maria Osanira, a advogada Maria Luisa Caminha Ribeiro Novaes, atual diretora e gestora da Rádio Clube, que, assim como seu pai Aurelino, não é afeita aos holofotes dos microfones. Atualmente ela rege os destinos da emissora, impondo um modelo moderno, dinâmico, objetivo, incluindo programas de ordem social.

A Rádio Clube, ao longo desses 70 anos, vem sendo instrumento e veículo fundamental na modelagem da sociedade conquistense.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*