Pacientes internados no Hospital Afrânio Peixoto, vinculado ao Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, esperam há dias para realização de cirurgias por falta de insumos. Mais informações com Mateus Araújo a seguir:
O pai da ouvinte Ângela Paula também é um desses pacientes. Com 80 anos, o idoso aguarda uma cirurgia no fêmur. A filha reivindica maior transparência por parte da unidade hospitalar:
Yan Vitor, neto de uma paciente, ressalta que além do longo período aguardando a cirurgia, a enfermaria está em condições precárias:
Atualizações (03.01.2025, 13h30):
De acordo com informações repassadas pela Assessoria de Comunicação do hospital, dois dos procedimentos cirúrgicos já foram realizados. O terceiro já está agendado.
O Hospital Afrânio Peixoto se posicionou por meio de nota sobre o assunto:
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) agradece a oportunidade de esclarecer os fatos em busca de uma informação correta e responsável. Recentemente, foram veiculadas informações equivocadas sobre o Hospital Afrânio Peixoto (HAP), que, infelizmente, não passaram por apuração prévia às estas publicações equivocadas.
Gostaríamos de reiterar que não houve suspensão de procedimentos na unidade devido a equipamentos quebrados ou falta de pagamento a fornecedores. Seguimos as Leis da administração pública para adquirir produtos e as empresas também seguem esses contratos. As cirurgias mencionadas referem-se a pacientes com perfil eletivo, ou seja, procedimentos que podem ser reprogramados.
Segue o esclarecimento específico sobre os casos citados somente com abreviatura dos nomes para não expor os pacientes.
J.P.S: A cirurgia foi adiada pela indisponibilidade da prótese no mercado por um período. O CHVC realizou buscas em outras fornecedoras, e, assim que a prótese se tornou disponível, o procedimento foi agendado para os próximos dias.
A.F.Souza: Admitida em 26/12, a paciente também se enquadra no perfil eletivo, e sua condição é acompanhada sem risco iminente.
E.J.S: A cirurgia está prevista para os próximos dias.
Protocolo de Agendamento Cirúrgico: Todos os pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos recebem uma data provável para a realização da cirurgia ao serem admitidos. Esse protocolo, previamente informado aos pacientes e seus familiares, não configura uma marcação definitiva, mas uma previsão, ajustada conforme a disponibilidade de materiais e demandas da unidade.
Cuidados Contínuos: Ressaltamos que todos os pacientes permanecem sob acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, recebem os cuidados e medicações necessários e não arcam com qualquer custo adicional durante sua permanência na unidade.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência, segurança dos pacientes e qualidade dos serviços prestados, mesmo diante das adversidades enfrentadas no sistema público de saúde.
Leave a Reply