Carlinhos Brown critica isolamento do Brasil na América Latina: ‘Ouve ‘Despacito’ mas não conhece outras coisas’

Após se apresentar no último fim de semana na World Pride Madri, Carlinhos Brown disse que vê a Ibero-américa como “uma oportunidade para o Brasil” no âmbito cultural, e defendeu que é “importante que as línguas espanhola e portuguesa encontrem um caminho comum”.

Em uma entrevista à Agência Efe por ocasião da sua participação na apresentação do livro “Somos Ibero-américa: 25 anos de Cúpulas Ibero-americanas”, Carlinhos reforçou o papel da música como componente que muda vidas, lembrando o que aconteceu no bairro onde nasceu, o Candeal, com um projeto social criado por ele.

Apesar de afirmar que não é uma “pessoa crítica” com o próprio país, mas sim um “apaixonado”, ele reconheceu que o Brasil “cria um isolamento em relação ao resto da América Latina” por não “se esforçar” para aprender o idioma espanhol.
“É um país que agora está escutando ‘Despacito’ porque o reggaeton é um sucesso no mundo todo, mas não sabe quem são, por exemplo, os cubanos Chano Pozo e Celia Cruz. Conhece pouco dos ‘hermanos’ da Argentina; do candombe do Uruguai, das marimbas da Colômbia ou da cultura andina”, comentou.

Para ele, a Ibero-américa é uma oportunidade para o Brasil se “reeducar”, perceber a proximidade com os vizinhos e “evoluir em conjunto”.
“Temos que ser mais abertos e ser menos egocêntricos”, disse ele, destacando que a sociedade brasileira tem que valorizar mais o passado de sua população com culturas como a africana ou a árabe.

Fonte: G1

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*